O que fazer antes do intercâmbio?

Como a própria viagem em si, o que fazer antes do intercâmbio é tão importante quanto. Há dias eu não paro de pensar na programação, planejamento e nas minhas listinhas. Todo dia eu as olho e vejo qual item eu posso riscar. Eu anotar TUDO, me ajuda muito a não esquecer nenhum detalhe.

Como já citado no post Ana, por que o Canadá? O Google virou meu melhor amigo nos últimos tempos. Não tomo nenhuma decisão até que eu já tenha pesquisado bastante sobre o assunto do momento. Por isso, fiz uma lista de alguns itens básicos mas essenciais para programar o meu intercâmbio. 😉

Google

Óbvio e repetitivo, mas a gente encontra quase tudo no Google. Antes de ir para algum lugar novo, pesquise um pouco da cultura, lugares turísticos, dicas de lugares, programações, sobre o transporte, o clima… enfim, TUDO que você puder pesquisar e absorver alguma informação. (Eu já fiz uma listinha no meu caderno de bolsa de vários lugares que eu quero visitar! Assim, a medida que eu for descobrindo novos eu não me perderei dentre os lugares que eu já selecionei.)

Mala

Pegue sua mala e veja se ela encontra-se em um bom estado para aguentar o tranco que é viajar. Caso não esteja, é possível encontrar promoções fora de época e comprar uma mala bacana. Ah! Colocar tags, fitas ou qualquer outro material que possa te ajudar a identificar sua mala diante todas as outras, além de um cadeado TSA (caso o pessoal do aeroporto abra sua mala, esse tipo de cadeado é mundial e eles conseguem abrir e fechá-la novamente, assim você não andará com a sua mala pelo resto do trecho aberta).

E também é importante saber antes qual o volume de malas que você pode levar, por exemplo, pela Air Canada eu posso levar duas malas de 32 kg e uma mala de mão de 10 kg! É muuuito espaço, né?

Documentos

Os itens mais importantes! Afinal, sem eles você nem entra no novo país! O primeiro passo é verificar se para o seu destino é necessário um visto de permanência, caso seja, esse é o primeiro passo que deverá ser tomado porque ele pode demorar. Selecione todos os documentos que você possa precisar e coloque em uma pasta, assim você os protege e vai ficar fácil encontrar o que precisar (e você precisará apresentar alguns desses documentos mais de uma vez). Segue abaixo um check list simples, mas que é o que a Egali separou para eu levar (no sistema deles, tem uma parte que chama “Documentos Pre Embarque”, eles anexam tudo e é só eu imprimir! Facilita demais):

  • Apólice de seguro saúde
  • Carta de acomodação
  • Carta de matrícula
  • Cópia do visto
  • E-ticket (da passagem aérea)
  • Diferenciais do pacote (isso é uma particularidade da Egali)

Roupas

Pesquise como é o clima na cidade durante o período que você vai ficar, veja se você tem as roupas adequadas para cada estação, se terá algo que você vai precisar comprar aqui no Brasil ou então vai deixar para comprar fora (Por exemplo: em Toronto, o inverno é muito rigoroso. Li muito e todos os brasileiros que foram pra lá indicam que você deixe pra comprar roupas pesadas lá no Canadá, porque geralmente as roupas do Brasil não suportam o frio). No meu caso, estarei indo na primavera, ficando até no início de junho. Sendo assim, o mês de abril é mais frio e em maio começa a esquentar, então estou planejando uma bagagem que esteja preparada para esse tipo de clima (sempre levando em consideração que pode ter uma onda de frio ou calor).

Moeda Local

Para a compra da moeda local eu pesquisei as casas de câmbio aqui de Belo Horizonte que poderiam me atender, liguei para todas no mesmo dia para ver qual era a cotação de cada uma (geralmente, eles topam cobrir as ofertas de outras agências, então é bom olhar em vários lugares). Eu optei pela Otimize Câmbio (http://www.otimizecambio.com.br/) por ter sido indicação e ter um escritório a 2 quarteirões da minha casa. O preço, a princípio, não era o melhor mas eles cobriram a minha melhor oferta! Nesse caso, decidi levar uma quantia em espécie e outra no cartão pré-pago.

Para uns as dicas podem ser triviais, mas para quem irá fazer a primeira viagem internacional (como eu), podem ser detalhes que vão evitar dores de cabeça no futuro. 😊

Se tiver mais alguma dica de coisas à fazer antes do intercâmbio, compartilha comigo! Toda informação é super bem vinda.

Faltam 9 dias!!! \o/

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *