Desabafo do Coração <3

O intercâmbio te deixa mais. Mais feliz, mais carente, mais solitário, mais dramático, mais carinhoso com as pessoas que você ama, mais egoísta, mais transparente. O intercâmbio é para você se descobrir, testar limites, saber até aonde você consegue chegar. Saber até onde você consegue chorar de tanta saudade ou saber até onde você consegue chorar de tanta alegria e emoção por estar vivendo coisas tão maravilhosas, tão longe de casa. Saber se você consegue aproveitar cada oportunidade ao máximo, cumprir seu objetivo, sem esquecer a leveza e a magnitude que é vivenciar essa experiência incrível e indescritível.

Mas, como nada é perfeito – nem as coisas aqui em Toronto, hoje vou falar um pouco sobre a solidão. A solidão aqui é complicada, até mais que a saudade. É estranho estar na cidade mais populosa do Canadá e, ao mesmo tempo, me sentir só. Acostumada a estar rodeada por namorado, família e amigos no Brasil, chegar aqui e não ter ninguém para dividir o espaço, o banco do ônibus, a foto do Instagram ou simplesmente ficar parado, admirando tal beleza de todos os locais, é difícil. Mas aqui, cada um tem seu tempo. Tenho colegas que vão ficar por 3 semanas, outros por 6 meses, outros já estão aqui há muito tempo e logo vão partir de volta para seus países…

É por isso também que disse que o intercâmbio te deixa mais egoísta. “Mas, Ana, como assim?” Bom, eu preciso conseguir visitar e conhecer o maior número de lugares que posso em apenas 8 semanas – é pouquíssimo tempo para a quantidade de lazer que Toronto pode proporcionar a um intercambista de primeira viagem (ou pra qualquer outra pessoa, até mesmo para os nativos). Por isso, na maioria das vezes, eu não tenho muita opção.

Com isso, aprendi que é possível eu sair e me divertir sozinha, acho que até hoje eu tinha tido pouquíssimas experiências como essa em minha vida. Mas também enxerguei que quando você está acompanhada a vida fica mais colorida. Aquele papo que escutamos a vida toda que temos que aprender a gostar da nossa companhia primeiro, é ótimo de escutar e excelente para dar conselho, mas é um pouco mais difícil aplicar diariamente.

Aqui eu tenho um sentimento de autoconhecimento o tempo todo, sinto que todos os dias eu penso ou conheço um pouquinho mais sobre mim mesma, me compreendo e posso até mesmo entender situações passadas e, quem sabe, até prevenir problemas futuros.

O intercâmbio foi uma das melhores realizações que eu já consegui alcançar. Nunca havia pensado que eu conseguiria realizar tal sonho em minha vida. Eu meio que achava que já tinha passado da idade, sabe? Pensava que era algo muito surreal e inalcançável. Ter a experiência de morar fora, mesmo que seja por um período curto, não estava mais em meus planos. Por isso eu sempre serei eternamente grata e lembrarei dessa oportunidade com muitas lembranças boas no olhar, (muitas) fotos boas para guardar e muita saudade que vai ficar aqui. 🙂

Se você chegou aqui e tiver planos de vir para Toronto, venha! Por uma semana, um mês, um ano ou para imigrar. Essa cidade com certeza vai te receber de braços abertos. E não se esqueça de que tudo que você vivenciar por aqui, vai ser uma forma diferente de aprendizado. <3

 

2 comentários em “Desabafo do Coração <3

  1. Esse “autoconhecimento” que vc está vivência não agora, quem dera eu tivesse tido a oportunidade de ter tido na sua idade.Só tive agora…por intermédio dos acontecimentos da vida mesmo.Então vc disse algo que leio sempre, quase todos os dias, mas nunca parei pra pensar: … “Mas também enxerguei que quando você está acompanhada a vida fica mais colorida. Aquele papo que escutamos a vida toda que temos que aprender a gostar da nossa companhia primeiro, é ótimo de escutar e excelente para dar conselho, mas é um pouco mais difícil aplicar diariamente.” – Não é que é uma grande verdade???
    Então continue aproveitando todos seus momentos, solitários ou não, então vc realiza esse sonho lindo!!!E lembre-se de que, apesar da enorme saudade, sua família está aqui torcendo e esperando por vc!!!❤❤❤

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *