Clima em Toronto – Abril e Maio

Oi, pessoal! Antes de fazer o intercâmbio, eu tive um pouco de dificuldade em encontrar materiais na internet que falavam a respeito do clima em Toronto nos meses de Abril e Maio – que eram os que eu ia ficar por lá. Tive muita dúvida a respeito de quais roupas levar, o que colocar na mala… a gente quer praticidade mas, as vezes, fica difícil quando não temos noção do que vamos encontrar lá, né?

Encontrei alguns posts falando que eu iria encontrar um clima frio e até com neve (não tive a sorte). Outros, falaram que o clima é mais quente e até dispensava um casaco… enfim! É um assunto meio delicado porque com essas alterações meteorológicas, as informações variam a cada ano. Vou contar a minha experiência do clima em Toronto de 08 de abril até 02 de junho de 2017. Vamos lá 🙂

 

Como foi o clima em Toronto?

Eu posso dizer que peguei mais frio do que estava esperando! Eu cheguei lá no comecinho da primavera, então, fui pensando que era como o Brasil – que na primavera a gente já deixou os casacos de lado. Mas, estamos falando do Canadá! Um país que tem temperaturas até 20, 30 graus abaixo de zero…
No meu primeiro dia fui recebida com uma temperatura de 1 grau. Vocês não imaginam a minha felicidade! Como brasileira, nunca havia viajado pra outro país – então não conhecia neve e nem um frio tão rigoroso (posso contar nos dedos as vezes na vida que eu havia sentido tanto frio assim)… então, eu fiquei feliz com o frio que me recebeu!
Houveram oscilações de temperatura mas, na maioria dos dias, a temperatura ficou bem baixa (em torno de uns 7, 8, até uns 11 graus) e eu não sai sem um casaco de casa – nenhum dia sequer! Por mais que os lugares lá são todos muito bem preparados pra esse frio, o que mais incomoda é o vento.
Ah, o vento… esse é seu pior inimigo lá em Toronto. Quando você olhar no aplicativo pra ver como está a temperatura lá fora (eu sempre fazia isso pra não ser enganada pelo tempo – sol lá não significa absolutamente nada no frio), preste muita atenção nas rajadas de vento que o aplicativo pode estar acusando, são elas que fazem a sensação térmica diminuir drasticamente.
Não choveu tanto como também havia lido em alguns blogs que falavam que essa era a pior época pra conhecer Toronto. Eu, particularmente, adorei chegar e ver a cidade toda marrom (sem árvores e flores) e ver como a cidade mudou nesse período que eu morei lá.
Bem na minha última semana (finalzinho de maio) foi quando eu percebi que havia esquentado um pouco. Foi quando deixei os casacos mais pesados de lado e consegui ir pra escola com uma jaqueta jeans sem sofrimento.

 

O que levar na mala?

Quando pesquisava, o conteúdo que eu mais gostava de ler era quando as pessoas indicavam e davam dicas do que levar na mala! Como deu pra perceber, não há uma linearidade no clima em Toronto e, pra isso, temos que estar preparados pra qualquer tipo de temperatura.
Eu queria levar apenas uma mala (na época, era permitido despachar as duas malas de 32kg, mas eu levei apenas um com 26kg. Haverá um post falando sobre dicas de mala, o que eu fiz antes que me ajudou. Quando houver, eu coloco o link aqui 🙂

Vou citar alguns itens que eu acho indispensável você levar se for passar o mesmo período que eu lá em Toronto:

  • Luvas;
  • Blusa térmica (eu usei apenas 1 vez, mas é bom levar pra precaução);
  • Casacos quentes de verdade (eu levei 2 casacos quentinhos que foram comprados aqui no Brasil mesmo. Eu não tinha nenhum, pedi emprestado pra uma tia e eles me serviram muito bem! Sempre colocava roupas por baixo e era sucesso);
  • Segunda pele (ou qualquer blusa mais fina – era minha melhor peça porque me deixava quentinha em qualquer lugar);
  • Meia calça;
  • Bota e tênis (eu levei uma bota de cano mais longo e confortável e um tênis – foram meus melhores amigos durante toda a viagem. Usei eles todos os dias! Mas se eu tivesse pego neve, provavelmente teria que comprar um sapato mais adequado);
  • Calça jeans e legging (eu usei os 2 tipos e me serviram muito bem. Se estava um frio mais agressivo, colocava a meia calça e ficava feliz!);
  • Cachecol (além de esquentar o pescoço, dá aquela mudada no look pras fotos lindas, né?)

No mais, suas roupas que sejam confortáveis e roupas que você usa de verdade. Aquela história de “ah, eu não uso aqui no Brasil mas lá eu vou usar” não cola MESMO! A única peça que eu levei com esse intuito, voltou do mesmo jeito que eu levei. Seja prático e compacto!

Aproveite pra dar uma passeada aqui no blog pra conhecer os posts sobre o Canadá: sobre a escola, sobre a agência, minha experiência em homestay. 🙂

Então, espero que vocês tenham curtido as dicas e qualquer outra dúvida, fiquem a vontade nos comentários! 🙂

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *